Informação acerca de Cookies Termos de uso e Privacidade

Qualidade

POLITICA DE QUALIDADe

Com um historial de mais de 40 anos, a SOTELHA, granjeou no mercado um prestígio que a posiciona na primeira linha, dentro do sector da Cerâmica Estrutural, graças ao seu permanente empenho no desenvolvimento do processo e na melhoria da qualidade dos seus produtos e serviços. Se na montagem inicial houve a decisão de instalar equipamento ao mais alto nível tecnológico então existente na Europa para que o desiderato de ter o melhor produto fosse atingido, as contínuas evoluções tecnológicas e de tendências do mercado obviaram uma natural tendência da empresa para sistematizar todas as tarefas conducentes a um incremento da qualidade.

Hoje a Sotelha tem como missão a obtenção de produtos cerâmicos, que proporcionem soluções duradouras para coberturas de telhados e outras utilidades de construção tais como pavimentos, revestimentos ou elementos decorativos.


O reforço da imagem da SOTELHA no mercado passa pela capacidade de escutar e de reagir às necessidades do cliente, por progredir continuamente reduzindo os desperdícios, inovando os métodos de trabalho, modernizando as tecnologias e melhorando as condições de trabalho. Consideramos fulcral para a competitividade da SOTELHA, a luta pela melhoria constante da qualidade dos produtos e serviços (sem desprezo da envolvente ambiental e social), assente no sentimento que os nossos colaboradores são parte integrante do processo dinâmico de melhoria da qualidade, sabendo ao mesmo tempo que isso exige aprendizagem, dedicação, insistência e auto-avaliação de toda a organização.





AMBIENTE

No capítulo ambiental a Cerâmica Sotelha tem desenvolvido os esforços necessários para estar na vanguarda do que são as melhores práticas do sector cerâmico de materiais de construção. É pois com orgulho, que alcançamos os objetivos propostos pelo processo de licenciamento ambiental, tendo alcançado esta meta no mês de Maio de 2005. Continuaremos no entanto, a reforçar as nossas actividades de controlo e monitorização dos factores ambientais associados à nossa atividade industrial, com a firme vontade de contribuirmos assim para uma melhoria das condições ambientais do meio.


A cerâmica Sotelha possuí um processo produtivo que permite a incorporação de todos os resíduos cerâmicos resultantes da sua laboração, pelo que diminuímos assim o impacto da nossa actividade industrial no consumo de matérias-primas e na produção de resíduos.

Toda a água utilizada na produção dos materiais cerâmicos é proveniente de lagoas próprias que não são mais que fontes de retenção das águas da chuva, existindo somente o consumo de água tratada para o consumo humano das pessoas que laboram na empresa. No que se refere aos resíduos sólidos gerados pela actividade da organização, eles são seleccionados e armazenados num parque de resíduos, sendo posteriormente encaminhados para empresas de tratamento e reciclagem de resíduos, devidamente legalizadas para o efeito. Os efluentes gasosos são monitorizados e cumprem todos os requisitos legais estabelecidos para a indústria cerâmica.




CERTIFICAÇÃO

A Cerâmica Sotelha é uma empresa certificada desde 1998 pela norma NP EN ISO 9002, tendo alcançado a certificação pela norma NP EN ISO 9001:2000 em Setembro de 2002. Fomos a primeira empresa cerâmica a apresentar no mercado produtos com a Marca Produto Certificado, referente à Telha Lusa Vermelha e Telha Mourisca Vermelha. Actualmente todos os tipos de Telhas comercializadas pela Cerâmica Sotelha estão certificadas no âmbito do sistema 5 de certificação do Produto CERTIF.


O sucesso do nosso Sistema de Gestão da Qualidade assenta na capacidade de entender os processos da organização, de acordo com a sua missão. Um factor decisivo para a eficácia do SGQ são as actividades de melhoria contínua desenvolvidas com base na análise e melhoria dos processos que são avaliadas no seu desempenho pelo cumprimento dos objectivos e das funções que lhe estão atribuídas, pois acreditamos que só é possível evoluir para desempenhos melhores se formos capazes de medir e analisar a situação presente em que nos encontramos.

É objetivo do Sistema de Gestão da Qualidade da Cerâmica Sotelha, dinamizar a melhoria continua sob a forma de actividades que progridam por pequenos passos, centrados nos processos existentes e nas pessoas, bem como em oportunidades de inovação ou de ruptura com os processos instituídos, de forma a obter o máximo benefício para as partes interessadas da organização.

Pretendemos com o Sistema de Gestão da Qualidade implementado reforçar o prestígio da Sotelha no mercado, pela capacidade de escutar e de reagir às necessidades dos nossos clientes, progredir continuamente, reduzindo os desperdícios, inovando os métodos de trabalho, modernizando as tecnologias e melhorando as condições de trabalho.